domingo, 3 de setembro de 2017

Do mar do Norte rumo a Hamburg pelo rio Elba

 Em Hamburgo, o rio é uma forma de chegar à cidade por via marítima, no rio Elba para um trecho de uns 15 km, antes chegar a segunda maior cidade da Alemanha.
Neste trecho fica o porto de Hamburgo, o maior da Alemanha e o terceiro maior da Europa.
Logo junto ao estuário do rio Elba, está a entrada a sul do famosos canal de Kiel, em canal feito pelo homem para ligar conectar uma passagem entre o mar do norte e o mar Báltico. Mas enquanto a maioria dos navios de cruzeiro grandes e modernos não podem passar por este canal devido aos limites, com características especiais em chaminés (como tinha o Norwegian Dream ) e mastros que podem ser abaixados para passagem e transitar o canal. 
 Entrar no estuário do rio Elbe , vindo do Mar do norte, que é um importante porto e um centro global de serviços, logística e industrial, com sede e com grandes instalações da Airbus, dos estaleiros Blohm + Voss e outras grandes industrias  .
A produção industrial de Hamburgo inclui a fabricação de aço, alumínio, cobre e vários grandes estaleiros navais, como os Blohm + Voss . Em Hamburgo, juntamente com Seattle e Toulouse , é um local importante para a industria aeroespacial, com a presença da Airbus, que tem uma fábrica de montagem em Finkenwerder, emprega mais de 13.000 pessoas.
 Apesar de estar situado 68 milhas (110 km) até o Elba, Hamburgo é considerado um porto marítimo, devido à sua capacidade de lidar com grandes navios oceânicos, como presença dos maiores cargueiros do mundo, com ligações para todo os continentes. A nível de navios de cruzeiros recebe também os grandes paquetes para as escalas regulares e também para construção e manutenção de navios de cruzeiros.
A unidade económica mais significativo é o porto de Hamburgo , que ocupa o terceiro lugar para Rotterdam e Antuérpia na Europa e décimo em todo o mundo com o transbordo de 140 milhões de toneladas de mercadorias.
É chamado de "Porta para o Mundo" na Alemanha, bem como o maior  porto do país, em termos de TEU's movimentados, o Porto de Hamburgo é o terceiro mais movimentado da Europa e um dos 15 maiores do mundo.
Após serem desembarcadas em Hamburgo, mercadorias são distribuídas, especialmente por meio do modal ferroviário, para diversas regiões da Europa.
O Porto ocupa uma área de 74 km², com localização privilegiada naturalmente pelas ramificações do Elba. É operado pela Hamburg Port Authority e conta com cerca de 11 mil atracações anuais de navios porta contentores, graneleiros e de carga geral.
Todos os anos chegam mais navios de cruzeiros a Hamburgo, pois é um dos destinos mais populares para cruzeiros na Europa, até mesmo escolhido para desembarque e embarques por algumas companhias europeias e internacionais.
 Nos últimos anos, Hamburgo tornou-se o porto preferido de algumas companhias, passando a ser o assim chamado "porto-base"pelas companhias AIDAcruises, Tui Cruises, Norwegian Cruise Line, Hapag Lloyd Cruises, Cunard Line para escalas semanais e quinzenais.
 Actualemente o porto de Hamburgo tem três terminais de cruzeiros localizados na região central perto do passeio junto ao cais, o terminal de Altona, o terminal Cruise Center HafenCity e o mais recente de Steinwerder.
Sendo Hamburgo, uma cidade virada para o meio marítimo, é fácil encontrar douze museus maritimos com alguns navios museus, como os mais famosos  Cap San Diego e o veleiro Rickmer Rickmers (antiga Sagres) e o famoso Internation Maritime Museum de Hamburgo.
Um dos mais famosos acontecimentos com a presença dos navios de cruzeiros da cidade de Hambugo, acontece com o "Hamburg Cruise Days" com uma grande parada de embarcações e navios de cruzeiros, durante a noite cheia de pessoas nas margens do rio Elba e com grande espectáculo de fogo de artificio.
Este ano acontece o festival marítimo "Hamburg Cruise Days" acontece a 9 de Setembro com a presença dos navios de passageiros AIDAprima, ms Europa, ms Europa 2, Mein Schiff 3, Norwegian Jade, MSC Preziosa e o Silver Wind.
Text and images copyights; Texto e imagens com direitos reservados; Sergio Ferreira-Funchal.

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